Retrospective Ossang au Portugal

Juillet 2017

plus d’infos ici (en portugais, sorry)

 

F.

J.

Ossang

em

retrospetiva

no

25º

Curtas

Vila

do

Conde

14 Junho

O francês F. J. Ossang é o realizador In Focus do 25º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. O cineasta estará em Vila do Conde para apresentar a sua filmografia completa depois de ter vencido, em 2009, a Competição Experimental do festival.

F. J. Ossang é um artista prolífico: escritor, editor, poeta e músico, coleciona no seu currículo cerca de vinte livros e uma banda de música, os MKB (Messageros Killers Boys). A sua atividade cinematográfica tem sido mais esparsa, mas ainda assim essencial para compreender o comprometimento artístico de Ossang, cuja carreira tem sido marcada por uma atitude eminentemente punk, provocando o establishment artístico. Autor In Focus do 25º Curtas Vila do Conde, F. J. Ossang regressa ao festival por onde já passou com três curtas-metragens e onde venceu a Competição Experimental, em 2009, com Vladivostok.

Depois de ter passado a infância na zona de Cantal, Ossang viveu os anos 70 em Toulouse, num tempo marcado por uma intensa atividade editorial – a revista literária Cée (1977-1979, coeditada com Christian Bourgois) e a editora Céeditions, responsável pela edição de autores como Stanislas Rodanski, Claude Pélieu ou Robert Cordier. Nos anos 80, muda-se para Paris, onde estuda na prestigiada escola IDHEC, local onde realiza duas curtas-metragens e a sua primeira longa.

O seu trabalho inicial é, desde logo, marcado por várias inspirações literárias e políticas, como os situacionistas William S. Burroughs ou Louis-Ferdinand Céline. A sua banda, os MKB, é também resultado de uma fusão do punk e da música industrial, autodenominando o seu estilo de Noise ‘N’Roll. Esta mistura de influências perpassa também nos seus filmes recheados de um estilo particular, partindo do mundo pós-apocalíptico de ficção científica para se aproximar do punk e do film noir. O filme mudo e o expressionismo são também uma força fundamental.

Por ter um estilo tão idiossincrático, Ossang tem uma carreira irregular, iniciada nos anos 80, e com longos períodos de abstinência fílmica. Dharma Guns, de 2010, é o filme que precede 9 Doigts, a sua obra mais recente, rodada em Portugal, ainda por estrear. Curiosamente, o realizador tem uma ligação fraterna com Portugal, onde já tinha filmado anteriormente Le Tresor des Iles Chiennes (1990/1991), trabalhando com atores portugueses como Diogo Dória, José Wallenstein e Pedro Hestnes.

Esta retrospetiva integral no Curtas Vila do Conde dará a conhecer um dos mais secretos cineastas contemporâneos. F. J. Ossang estará no festival para apresentar os seus filmes, acompanhado de Elvire, musa e atriz principal de muitas das suas obras.

O 25º Curtas Vila do Conde, que decorre entre 8 e 16 de julho, tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

Ce contenu a été publié dans filmographie. Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.